Este quado é do primeiro prédio do Grupo Escolar Profª Margarida Gastal, mas não sei o nome do autor nem da data (Fonte: Profa Leda Reis Terres)
Encontra-se na Escola de Primeiro Grau Professora Margarida Gastal o seguinte texto assinado pela Profa Leda Reis Terres:
Fundação
A escola começou a funcionar a 6 de abril de 1948, mas o decreto oficial de criação é do dia 24 de setembro de 1948.
Quem foi Margarida Gastal
Louise Marguerite Marlin Gastal – A professora Margarida Gastal, ficou conhecida durante o tempo em que exerceu o magistério em Pelotas por Madame Gastal. Nasceu na cidade de C..., Departamento do Sena, na França no dia 7 de abril de 1860. Fez o curso secundário e universitário na França, concluído em 1885. Permaneceu dois anos na Inglaterra no curso de inglês. Em 1888, em companhia da sua mãe veio para o Brasil, casando-se em Pelotas, com Amadeo Gustavo Gastal, seu primo em segundo grau, que aqui exercia suas atividades de dentista. Agrimensor e industrialista a mais de 30 anos. Em 1897, fundou em Pelotas o Externato Francês 'educandário para meninas', recebendo também meninos até a idade de 8 anos, além das funções de direção lecionava: inglês, francês, matemática, história natural e trabalhos manuais. Desde logo, foi muito bem recebida pela sociedade pelotense, desenvolveu-se o educandário. Em 9 de abril de 1909, aos quarenta e nove anos, vítima de insidiosa moléstia, a grande educadora, extinguindo-se o 'Externo Francês' por cujas aulas passaram centenas de alunos da melhor sociedade de Pelotas e municípios vizinhos.
O porquê do nome da nossa escola
Pelo 'Externato Francês' passou um aluno como outros, aplicado e estudioso, que veio a ser o primeiro diretor do Instituto Agronômico do Sul, atual EMBRAPA/CPACT. O saudoso Dr. João Rouget Perez, o qual num elogioso gesto de gratidão pela obra educadora de sua mestra e amiga, conseguiu do Sr. Prefeito de Pelotas que fosse prestada justificada homenagem à educadora Margarida Gastal, esculpindo no pórtico deste educandário digno e saudoso nome.
Fundação
A escola começou a funcionar a 6 de abril de 1948, mas o decreto oficial de criação é do dia 24 de setembro de 1948, com matrícula inicial de 52 alunos, funcionava no antigo prédio do Agrisul, com o nome Grupo Escolar Professora Margarida Gastal.
No dia 7 de setembro de 1955, foi inaugurado o novo prédio, construção do Instituto Agronômico do Sul. Em 1986, recebeu a denominação de Escola Municipal de Primeiro Grau Incompleto Professora Margarida Gastal. Em 1988 recebeu a denominação de Escola Municipal de Primeiro Grau Professora Margarida Gastal.