Para quem gosta de penca em cancha reta (imagens cedidas pelo Laco): Aos domingos, quando havia jogos do Agrisul, não havia penca. Ao contrário, quando havia alguma corrida de cavalos naquela cancha reta que ficava a uns 300m da venda do Tio Becker, ou do portão, não havia jogo do Agrisul. Era uma dividida. Por poucas vezes havia os dois eventos ao mesmo tempo. Porém, as pessoas não sabiam se assistiam ao jogo ou iam para as "carreiras". O interessante é que nas carreiras havia muitos atrativos, como jogo do osso (que era proibido, mas o pessoal jogava em uma baixada, quase no meio do mato pequeno), havia jogos de cartas (normalmente, pife, bisca...), havia pequenas barracas onde se vendia de tudo, principalmente pastel e rapadurinha de amendoim, amendoim torrado, doce de leite, doce de coco, caramelo, sagu, arroz com leite, pipoca e por aí vai. Era um evento que começava cedo da manhã e se estendia noite a dentro. Aos poucos as carroças, charretes, pessoal a pé, bicicletas e poucos "autos" se iam chegando e se juntando. Por vezes, no inverno, havia um lamaçal. Mas ninguém se importava. Então, os homens iam desencilhando os cavalos para pastarem à soga, porque o dia ia ser longo. As mulheres se juntavam umas às outras para falarem do seu dia a dia, seus afazeres, cuidando dos filhos e tomando um mate com erva cidreira. Um desses frequentadores era meu avô, Adolf Bonow. Ele chegava em sua carroça, com um cavalo bem encilhado, vestia sua roupa domingueira (toda preta, somente a camisa branca), fumando um enrolado, tossindo de vez em quando e rindo à toa, tomando uma cachaça com uma erva fedorenta, de um cheiro de arrepiar qualquer vivente e se mandava ao carteado, deixando minha avó solita observando aquilo tudo, obediente, como toda mulher naquele tempo. E ela ficava quieta, ruminando ausências, ruminando o que ela mais gostava de fazer, ou seja, trabalhar na sua pequena propriedade, cuidando das vacas de leite, indo à lavoura, servindo o café da manhã, o café da tarde, o jantar. Enquanto isto, o dia ia passando... Entretanto, o que mais me chamava a atenção eram os arremates. Até hoje nunca entendi muito bem. O pessoal perdia quase todo o domingo nas contendas e somente quando a tarde já ia longe começavam as corridas. A estas alturas o povo já se ia cansando e aos poucos se retirando para casa pois segunda-feira era dia de recomeçar. Só ficavam lá os que apostavam. No ar ficava uma certa tristeza por aquela domingueira terminar, pois para haver outra carreira levava muito tempo.
Preparando os animais para entrar no partidor (1)
Preparando os animais para entrar no partidor (2)
Preparando os animais para entrar no partidor (3)
No partidor (1)
No partidor (2)
E lá se foram
Comentário de Gilmar Oliveira Maciel: Ao fundo as pedras que foram colocadas na fundação da barragem do são Gonçalo,Cancha de carreiras da baronesa como era chamada nesta época administrada por Almezor Maciel este cavalo chamávamos de tordilhão do Pedro Sandrine este momento é quando fazem o passeio do animal na cancha antes da corrida.
Comentário de Ari Carré: Este cavalo tordilhão que era do tio Pedro ganhou uma carreira de mano do cavalo gateado do Seu Oscar Miranda. O Jóquei era o Banha não o Paulo mas um tratador do Joquei Clube de Pelotas que fez a carreira dando o seu peso a nada (peso livre), no dia da carreira o Banha pesava 45 quilos pois fez uma dieta praticamente só de água e ganhou a carreira. Esta é uma das muitas histórias da cancha da Baroneza
Comentário de Edegar Medeiros: Quando era uma penca (carreira)grande,isto é animais de Pelotas e das cidades vizinhas,costumava-se fazer uma penca de matungos no sábado ou no domingo de manhã, para encher o fim de semana;numa dessas se desafiaram oPedro Sandrine com a égua de nome brasilia,o seu Isaltino com a catita,o seu Isanete com o farolito e o seu Belo Bitencurte com o seu cavalo conhecido como o baio do Belo:esse cavalo era famoso não por ser bom de pata e sim porque não alinhava nos trilhos.entre os julgadores foi escolhido o seu Oscar marumbi.Foi dada a largada e como quase sempre acontecia o baio saiu dos trilhos;o seu Oscar só olhava pra frente pra ver quem ia passar primeiro, não percebeu que o cavalo vinha exatamente em sua direção,o pessoal todo gritando "sai fora marumbi"que nada o cavalo passou literalmente por cima dele;pobre do seu Oscar ,foi jogado dentro dentro duma valeta com braço quebrado,costela ate o maxilar quebrado.Saiu dali direto para o pronto socorro e o baio do Belo foram achar uma semana depois la nuns banhados no fundo dos campos do seu Carlito Chaun.